Listas

Leituras de Abril

Abril foi um mês muito rico em leituras para a faculdade. Cursando filosofia, boa parte das minhas leituras acabam sendo dedicadas a esse campo em período letivo, mas sempre sobra tempo para leituras de lazer!

Foram 5 livros totalizando 1295 páginas!


Meditações Metafísicas – René Descartes

Agora, pois que meu espírito está livre de todos os cuidados, e que consegui um repouso assegurado numa pacífica solidão, aplicar-me-ei seriamente e com liberdade em destruir em geral todas as minhas antigas opiniões.

Meditações Metafísicas

“Penso, logo existo”, frase famosa do filósofo e que inspira o trocadilho na legenda do blog. Essa, junto com o “Discurso do Método”, foram as minhas leituras favoritas até agora da cadeira de Filosofia moderna. Nessa obra vemos mais a fundo algumas considerações presentes em “Discurso do Método” e reflexões que abordam desde a existência de Deus a dualidade entre alma e corpo.


A Testemunha Ocular do Crime – Agatha Christie

“Não vá”, disse Cedric. “O assassinato fez de você praticamente um membro da família.”

A Testemunha Ocular do Crime

“Após um dia de compras em Londres, Elspeth McGillicuddy pega um trem para o interior da Inglaterra, onde deve se encontrar com a amiga Jane Marple. Instalada na primeira classe, ela observa a paisagem, até que outro trem passa no mesmo sentido e, por um instante, as janelas dos vagões se alinham. Ela vislumbra a imagem de um homem estrangulando uma mulher. Na estação, ninguém acredita em Elspeth, e nenhum cadáver é encontrado. Mas Miss Marple não se dissuade fácil.”

As leituras da faculdade, embora boas, me deixaram um pouco desgastada. Nesses momentos eu adoro ler e reler Agatha Christie por ser uma leitura nostálgica e que me revigora.


Discurso do Método – René Descartes

... A diversidade de nossas opiniões não se dece a uns serem mais racionais que outros, mas apenas a que conduzimos nossos pensamentos por vias diversas e não consideramos as mesmas coisas. Pois não basta ter o espírito bom, o principal é aplicá-lo bem.

Discurso do Método

Gostei bastante da edição da L&PM pocket, ela vem com um ótimo prefácio que torna bem mais fácil o estudo da obra. O que mais me chamou atenção nesse livro a parte o método foi o formato como ele conduzido, como se fosse uma espécie de diário. Tornou muito mais explicito não só de onde estavam saindo as ideias de Descartes, mas também em que contexto ele estava inserido.


Assassinato na Casa do Pastor – Agatha Christie

Não há detetive na Inglaterra igual a uma solteirona de idade incerta e com muito tempo disponível.

Assassinato na Casa do Pastor

“Quando um sangrento crime acontece em plena casa do pastor, o alvoroço é grande. O arrogante inspetor Slack é escalado para investigar o caso. O mistério também intriga uma discreta moradora que gosta de jardinagem e de observar pássaros de binóculo, mas cujo principal hobby é o estudo do comportamento humano: Miss Marple.”

Uma das coisas que mais gosto nos livros da Agatha Christie, é o humor. A estreia de Miss Marple é divertidíssima!


Leviatã – Thomas Hobbes

Desta igualdade quanto à capacidade deriva a igualdade quanto à esperança de atingirmos nossos fins. Portanto se dois homens desejam a mesma coisa, ao mesmo tempo que é impossível ela ser gozada por ambos, eles tornam-se inimigos.

Leviatã

Eu achava que eu era pessimista até conhecer Hobbes. Você já deve ter escutado a frase “O homem é o lobo do homem“, para Hobbes o ser humano é mal por natureza e somente um estado absoluto é capaz de impedir a barbárie. Foi um leitura intensa, discordo de várias ideias propostas por Hobbes e talvez por isso tenha lido esta obra com tanto afinco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

DEVANEIOS DESCRITOS

Textos escritos por Luca Villaça

nocairdaspaginashome.wordpress.com/

Meu universo literário ao seu dispor

%d blogueiros gostam disto: